Adidas

Adolf Dassler (conhecido como "Adi") começou a produzir seus próprios sapatos esportivos na cozinha da casa de sua mãe, em Herrzogenaurach, Baviera, após seu regresso da Primeira Guerra Mundia. Em 1924, seu irmão,Rudolf Dassler (conhecido como "Rudi"), se juntou ao negócio, que se tornou a Gebrüder Dassler Schuhfabrik (em alemão, Fábrica de Sapatos Irmãos Dassler) e prosperou.
Durante os Jogos olímpicos de verão de 1936, Adi Dassler se dirigiu da Baviera à Vila Olímpica, para convencer o velocista afro-americano Jesse Owens a usar seus sapatos. Owens foi o primeiro atleta afro-americano a ser patrocinado pelos irmãos Dassler. Quando o velocista foi premiado com quatro medalhas de ouro, o sucesso confirmou a reputação dos calçados Dassler entre os esportistas mais famosos do mundo, despertando o interesse de treinadores de várias equipes nacionais.
Em 1997, a Adidas AG adquiriu o grupo francês Salomon Group, especializado em vestuário para esqui, originando a Adidas-Salomon AG. A empresa alemã também comprou as companhias Taylormade Golf e Maxfli, permitindo assim a concorrência com a Nike Golf.
Em setembro de 2004, a estilista britânica Stella McCartney lançou uma grife esportiva feminina em parceria com a Adidas, intitulada "Adidas by Stella McCartney". A parceria de longo prazo foi bastante aclamada pela crítica.
Em 2005, a Adidas anuncia a venda do Salomon Group para a empresa finlandesa Amer Sports, por 485 milhões de euros.
Em agosto de 2005, a Adidas anuncia a compra da empresa britânica Rebook por US$ 3,8 bilhões. Com a aquisição, a Adidas passa a disputar mercados em condições iguais com a Nike.
Em 11 de abril de 2006, a Adidas anunciou um contrato de 11 anos para se tornar o fornecedor de vestuário oficial da NBA. O acordo, cujo valor está estimado em mais de US$ 400 milhões, substitui o contrato anterior de 10 anos com a Reebok, anunciado em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário